SEMTRE - Secretaria Municipal de Emprego e Renda :: Piracicaba
No images
Cadastro de vagas de empregos cresce 38% em Piracicaba
PDF Imprimir E-mail Escrito por Edmara | Qua, 27 de Dezembro de 2017 12:24

Entre janeiro e novembro de 2017, o índice de vagas de empregos cadastradas na Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) por meio do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) cresceu 38% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Foram disponibilizadas 3.315 postos neste ano – em 2016, foram 2.400.

“Os bons resultados são atribuídos a uma ação realizada pela Semtre, desde o início do ano, junto com as empresas. Vamos até os empreendimentos para apresentar os serviços oferecidos pela Secretaria e, desta forma, aproximarmos o público da pasta”, explica o secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista. “É um modo de melhorar a comunicação com os empregadores e a administração municipal entender suas demandas”, acrescenta.

O número de encaminhamentos de trabalhadores para vagas de trabalho também cresceu no período: passou de 8.181 em 2016 para 12.679 neste ano – 54,9% a mais.

 

Empreendedorismo

De acordo com Evangelista, frente ao cenário econômico difícil pelo qual o Brasil passa, a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda tem atuado como geradora de renda. “Nosso objetivo é ajudar os trabalhadores não apenas a conseguirem uma inserção no mercado de trabalho, mas também orientá-los sobre como e o porque empreender”, afirma.

Situação que se reflete em alguns números. O índice de atendimentos realizados pela economia informal cresceu 7% - passou de 4.951 entre janeiro e novembro em 2016 para 5.312 neste ano. O número de autorizações liberadas aos ambulantes também aumentou 7% - saltou de 209 para 223.

 

Atendimentos

Nos 11 primeiros meses do ano, 68.709 atendimentos foram realizados pela Semtre. Deste total, 39.498 foram de pessoas que passaram pelo CAT, 5.312 procuraram atendimento da economia informal, 1.299 passaram pelo Banco do Povo, 9.890 pessoas foram qualificadas, 1.403 registros de atendimento administrativo, 11.163 atendimento geral ao Microempreendedor Individual  (MEI) e 144 pessoas participaram da Exposição de Ideias Empreendedoras de Piracicaba (ExpiePira ).

“Notamos uma recuperação na economia ao longo de 2017. Sinal de que a maior recessão registrada no país tem ficado para trás. A aposta do mercado é que a indústria saia na frente na recuperação dos empregos formais, situação que temos notado nos últimos meses”, afirma o secretário, que finaliza: “Junto a Semtre, nosso objetivo é continuar a lutar pela inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de colaborar, cada vez mais, com o empreendedorismo”.

 

 
« Voltar

PREFEITURA INFORMA


A Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SEMTRE Secretaria Municipal do Trabalho e Renda, informa que a partir do dia 04 de maio o atendimento passará a ser em novo endereço que fica à Rua: Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 900 ao lado dos Correios.

Com as novas instalações programas como: Banco do Povo Paulista, Centro de Apoio ao Trabalhador, Economia Informal (ambulante), Qualificação Profissional, Apoio ao MEI- Microempreendedor Individual, Time do Emprego e Primeiro Emprego, serão oferecidos com melhores condições à população.