Gabriel Ferrato recebe selo de Prefeito Empreendedor
PDF Imprimir E-mail Escrito por Aldelize Nascimento | Ter, 10 de Maio de 2016 20:01

Certificação é um reconhecimento do Sebrae ao estímulo e desenvolvimento dos pequenos negócios e empreendedorismo

O prefeito Gabriel Ferrato recebeu na manhã desta terça-feira, 10/05, às 11h, no Gabinete, o selo Prefeito Empreendedor, certificação do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em reconhecimento ao estímulo para surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e empreendedorismo na cidade de Piracicaba. A certificação será entregue pelo gerente do escritório regional do Sebrae – SP, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro. O ex-secretário e o atual da Semtre, Sergio Fortuoso e Carlos Beltrame, respectivamente, acompanharam a entrega do certificado.

A IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - biênio 2015/2016 contemplou o projeto Piracicaba Facilita – MEI, apresentado pela Prefeitura de Piracicaba, com selos em duas categorias: Melhor Projeto (projetos de alto impacto na economia local e que tenham, como principais beneficiários, os pequenos negócios) e Desburocratização e Formalização (ações que desburocratizam o atendimento e a formalização dos pequenos negócios). Dentre as cidades pertencentes ao Escritório Regional do Sebrae, Piracicaba, conquistou a pontuação mais elevada.

Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local. O prêmio destaca-se como um programa estratégico para a articulação de políticas públicas em prol da melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros.

O secretário da Semtre, Carlos Beltrame, a chefe do setor de Banco de Dados Socioeconômicos, Edmara Damiani, e o ex-secretário da Pasta, Sérgio Furtuoso, contribuíram para a elaboração do projeto, que descreve o processo de instalação do posto de atendimento de apoio ao MEI (Microempreendedor Individual), instalado na Divisão de Qualificação e Geração de Renda da Semtre e da implantação da Semtre Móvel, ônibus adaptado que leva os serviços da Secretaria às comunidades mais distantes.

O setor do MEI oferece atendimento especializado para prestação de serviços de orientação, acompanhamento do processo de formalização e fomento ao empreendedorismo, cursos, palestras e consultorias. Já foram atendidos no setor de setembro de 2014 a fevereiro de 2016, 10.006 pessoas, das quais 1.118 se formalizaram e passaram a ser microempreendedores. Até o final da atual gestão o número deverá ultrapassar 14 mil pessoas atendidas.

A Semtre Móvel facilita a vida dos trabalhadores, que não precisam se deslocar até o Centro para ter acesso aos serviços de MEI (Microempreendedor Individual); Banco do Povo; Economia Informal (ambulantes); CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) e Programa Time do Emprego. Nele também são oferecidos cursos de capacitação e qualificação profissional.

O prefeito Gabriel Ferrato destaca a importância da premiação e explica que "reconhece o esforço do município em prol do incentivo e fortalecimento do empreendedorismo. Com o MEI mais pessoas estão saindo da informalidade e contribuindo para o crescimento econômico de Piracicaba. Além de expandir o negócio, estes pequenos empreendimentos passam a gerar novos postos de trabalho, oferecendo mais emprego para a comunidade", observou.

Ferrato ressalta que o título não é mérito do prefeito e sim de todas as pessoas envolvidas que dedicaram parte de seu tempo para a formatação do projeto. “A Semtre tem papel fundamental através do MEI que busca a profissionalização para que o cidadão tenha mais segurança trabalhista e previdenciária”.

O Chefe do Executivo lembrou que a atuação da Semtre foi fundamental para destinar o antigo prédio do Senac para aquela secretaria, desbancando outras interessadas, por prestar um atendimento qualificado e humanizado. “Sempre ficava incomodado com as enormes filas que se formavam em frente ao antigo prédio da Semtre e agora com o novo espaço, está dando um tratamento digno às pessoas que procuram o serviço. A integração de diversos órgãos em um só local, facilitou a vida do trabalhador”.

Beltrame observa que a conquista demonstra o trabalho de uma administração empreendedora, empenhada no desenvolvimento econômico da cidade. "Contando com o apoio do prefeito, a Semtre busca incentivar os pequenos negócios, intensificar os cursos de qualificação profissional e orientar aqueles que querem sair da informalidade para se tornar donos de seu próprio negócio".

O gerente regional do Sebrae, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, diz que "conceder o selo de Prefeito Empreendedor ao gestor público é uma forma de atestar que no município, o Chefe do Executivo está atento e focado no desenvolvimento de um ambiente que seja favorável às micro e pequenas empresas e aos empreendedores, inclusive aos MEIs, estimulando o surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios, a modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município, que é referência na formalização de empresas, dando agilidade ao processo. O MEI é um degrau importante para a cidadania”.