Comissão Municipal de Emprego reúne lideranças comunitárias
PDF Imprimir E-mail Escrito por Aldelize Nascimento | Ter, 26 de Abril de 2016 15:19

A reunião mensal ordinária da Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba, realizada na última quarta-feira (20), no auditório do SIMESPI, as 10h00, contou com a presença de líderes comunitários que, na oportunidade, assistiram uma palestra sobre liderança, apresentada pelo coach Fabiano Santana.

Estiveram presentes membros e convidados das bancadas representantes das entidades patronais e dos trabalhadores e do Poder Público: SIMESPI, SERT, SEMDES, SEMTRE SINDBAN, SINTICOMPI, SINTIPEL, ACIPI, CDL, SENAI, SIMESPI, SENAC, FUMEP e as lideranças, Everton Fortunato do Jardim Paineiras; Acácio Godoy da Pastoral Afro; Silvestre Dílio, do Higienópolis, Edvaldo Carvalho Santos do Tatuapé I, Tatuapé II e Altos do Tatuapé, Jorge Luiz Ribeiro, da Associação das Construtoras de Piracicaba (ASCOPI) e Terezinha Firiguerut da SME.

A pauta abrangeu uma conversa com os líderes comunitários e a exposição das necessidades dos bairros. Também foram informados sobre os serviços que a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda- SEMTRE oferece e podem ser levados às comunidades.

Nos informes das bancadas, o Secretário da SEMTRE, Carlos Beltrame, apresentou as ações que foram realizadas durante o mês de março como o Convênio de Cooperação Técnica entre SEMTRE/UNIMEP, para a oferta do curso de Língua Portuguesa para Haitianos, com aulas que serão ministradas semanalmente por professores do curso de Relações Internacionais da UNIMEP.

O secretário, Carlos Beltrame, informou ainda sobre a aplicação do Programa Time do Emprego nos Bairros, realizado no mês de março para a comunidade da região do Tatuapé (Tatuapé I, Tatuapé II e Altos do Tatuapé). No mês de abril, ocorreu a entrega dos certificados dos cursos Gestão de Estoque e Transporte Coletivo de Passageiros do SEST/SENAT, Empreendedorismo e Negócios de Oportunidade, Estrutura de Custos e Formação de Preços e Gestão de Pequenos Negócios do SENAC, além dos informes das próximas agendas.

Milton Costa, Presidente da ComEmprego, informou sobre a visita da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) a Piracicaba para conhecer a estrutura da SEMTRE. De acordo com o presidente, os sindicalistas ficaram entusiasmados e impressionados com a estrutura e os serviços oferecidos pela SEMTRE, de forma que irão propor ao Prefeito da cidade de Limeira, a criação de uma Secretaria nos mesmos moldes.

O Presidente do CONESPI, Francisco Pinto Filho, salientou a importância da realização dos trabalhos propostos pela SEMTRE em parceria com a ComEmprego, junto aos bairros, levando os  serviços municipais até as comunidades.