Secretaria Municipal do Trabalho e Renda

Estou passando por uma situação extremamente difícil e precisando muito de um trabalho. Devo expor minha necessidade ao entrevistador?

1 de Abril de 2019

Por mais que soe insensível, a resposta é não.

Observa-se uma tendência corrente por parte das empresas, que se dá pela preferência por perfis desembaraçados, por assim dizer, pessoas com facilidade de gerir e de resolver problemas. E o fato é que a apresentação demasiada de dificuldades pode transmitir ao empregador a ideia oposta.

Em tempos de crise, as dificuldades financeiras, principalmente, são quase que uma constante no quotidiano de muitos brasileiros. Para aqueles que estão em busca de um trabalho, nem se fala. Por isso, os gestores já possuem certa ciência de tais problemas, isto diminui ainda mais a necessidade de expor uma dificuldade de ordem financeira, por exemplo. Além disso, o tempo de duração de uma entrevista, por mais variável e flexível que ele possa ser, é relativamente pouco para que se faça um exato juízo do perfil pessoal do candidato, e, sendo assim, vale a máxima que diz, entre outras palavras, que a primeira impressão é aquela que permanece. Dessa forma, não é produtivo que gastemos nossa primeira impressão com a exposição apenas de dificuldades em detrimento de soluções.

O apelo de uma pessoa que deseja ser contratada deve conter, entre outros quesitos, o porquê dela ser uma pessoa adequada para aquele cargo e empresa, também para que o entrevistador possa identificar quais características possam distingui-la de seus concorrentes. Se, além de financeiros, os problemas tiverem ordem familiar e de relacionamento, é preciso ainda mais atenção ao serem abordados. Pois uma apresentação equivocada pode transmitir a ideia de que aquele candidato não irá ter um bom desempenho social em equipe.

Não há aqui uma fala para que se escondam condições pessoais importantes, mas sim um direcionamento para que se apresente apenas aquelas características pessoais pertinentes ao trabalho a ser desenvolvido. Com isso, se torna mais provável que o empregador conheça a aptidão do candidato para o cargo e saiba que, devido a ela, deve assim contratá-lo, pois a exposição de uma dificuldade não garante a conquista da vaga.

Boas entrevistas!

voltar
Painel de Vagas Banco do Povo Qualificação

Siga-nos nas redes sociais

Programação

    Sem eventos futuros

Programação Completa